Vendas de diesel e gasolina por distribuidoras no Brasil recuam em fevereiro, diz ANP

Por
Época Negócios
em

As vendas de diesel e gasolina por distribuidoras no Brasil recuaram em fevereiro ante o mesmo período de 2020, revertendo uma recuperação observada no primeiro mês do ano, apontaram dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta quarta-feira.

As vendas de diesel, principal combustível comercializado no país, caíram 2,5% em fevereiro ante o mesmo mês do ano passado, para 4,4 bilhões de litros. Em janeiro, as distribuidoras haviam registrado um aumento de 0,9% nas vendas do combustível na comparação anual.

As vendas de gasolina, por sua vez, caíram 10,3% no segundo mês deste ano ante o mesmo período do ano passado, para 2,8 bilhões de litros. Em janeiro, as vendas de gasolina haviam registrado leve aumento de 0,2% na comparação anual.

Já o etanol hidratado, concorrente da gasolina nas bombas, registrou queda de 6,8% nas vendas em fevereiro, na mesma comparação. Em janeiro, as vendas do biocombustível haviam recuado 10%.

As vendas de todos os combustíveis no Brasil em fevereiro caíram 6,8%, para 10,33 bilhões de litros.

No primeiro bimestre do ano passado, o setor de combustíveis no Brasil ainda não sofria com os efeitos da pandemia do novo coronavírus.

No mês passado, a Petrobras chegou a informar que as vendas de diesel e gasolina nas refinarias em janeiro haviam superado os níveis pré-pandemia.

Em contrapartida, o refino de petróleo no Brasil cresceu 4% em fevereiro ante o mesmo mês do ano passado, para 53,2 milhões de barris. Em janeiro, o refino havia caído 2,6%, para 54,93 milhões de barris.

A Petrobras detém atualmente quase 100% da capacidade de refino do Brasil.