Vendas de etanol devem garantir oferta de CBios 15% acima da meta de 2020

Por
Valor Econômico
em

A União das Indústrias de Cana-de-Açúcar (Unica) estima que, diante das vendas de etanol programadas até o fim do ano, a oferta potencial de Créditos de Descarbonização (CBios) será de 18 milhões de títulos, 15% acima da meta que as distribuidoras têm que cumprir para comprovar o atendimento ao programa RenovaBio neste ano.

Até o momento, a quantidade de CBios na B3 supera 15 milhões, levemente acima da meta que as distribuidoras têm que cumprir neste ano, de 14,89 milhões (contando a meta de 2020 e a da última semana de 2019).
As distribuidoras, porém, argumentam que os produtores estão “represando” as vendas dos CBios, mesmo com mais títulos escriturados para oferta do que a meta, em busca de preços mais altos. Essa reclamação levou parte do setor a pedir na Justiça a redução da meta estabelecida para este ano.

Até o momento, o sistema da B3 aponta que 8,6 milhões de CBios já foram comprados por distribuidoras e outros 6,3 milhões de títulos estão na mão dos emissores.

Em nota, o presidente da Unica, Evandro Gussi, disse que “o fato de o RenovaBio estar sendo bem-sucedido em um ano como este comprova o comprometimento dos produtores de biocombustíveis e do governo federal com a descarbonização e o combate às mudanças climáticas”.