Caminhoneiros bloqueiam Rodovia dos Imigrantes

Numa manifestação pacífica, caminhoneiros bloquearam a Rodovia Imigrantes na manhã desta sexta-feira (25). O protesto foi promovido contra as péssimas condições de tráfego num trecho de mais de 30 quilômetros, localizado entre Cuiabá e Várzea Grande. Em vários pontos, a velocidade dos veículos não ultrapassa a 20 quilômetros por hora devido a crateras e "caroços" que tomam conta da pista.

Mais de dois mil motoristas aderiram à manifestação. O caminhoneiro Valtuir Comiran foi um deles. “Temos que paralisar tudo mesmo para ver se os governantes enxergam a nossa necessidade. É um absurdo demorarmos até duas para passar por aqui”, reclamou. Pedestres, ciclistas e motociclistas também sentem dificuldades de passar pela rodovia. Além da falta de acostamento, há o perigo causado pelos veículos que desviam repentinamente dos buracos.

O movimento foi organizado pelo Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens de Mato Grosso (Sindicam) e aconteceu das 09h30 às 11h30. De acordo com Roberto Pessoa Costa, presidente da entidade, o objetivo do protesto é exigir um canal de diálogo com os governantes a fim de articular a recuperação da pista pelo Estado ou a federalização do trecho, uma maneira de garantir recursos federais. “A pista já existe há 30 anos e nunca recebeu a devida atenção do poder público. O resultado disso é prejuízo aos comerciantes locais e caminhoneiros. A manutenção de caminhões de frete sai muito cara, isso sem falar no risco de morte iminente”, disse o sindicalista.

Assessoria Sindipetróleo