Estoque permite regular oferta de etanol

A oferta de etanol deve ser menor a partir de agora, com o início do período de entressafra da cana-de-açúcar. Mas a avaliação é de que, ao contrário do início de 2010, a oferta não será tão limitada, por conta dos estoques, e que o pico de preços durará menos que o registrado anteriormente.

A entressafra de cana no Centro-Sul se estende tradicionalmente de janeiro a março. Neste ano, ela será um pouco mais longa que o normal, tendo se iniciado já em dezembro e devendo continuar até meados de abril. O motivo é a menor oferta de cana em função da seca que atingiu as regiões produtoras. O volume de matéria-prima disponível para ser processado a partir de março estará pronto para o corte um pouco mais tarde.

Diferenças

Embora os preços de pico do hidratado devam se repetir, algumas diferenças devem ser ressaltadas. Enquanto na entressafra passada os preços do etanol subiram rapidamente e de forma expressiva, neste ciclo as cotações têm subido de maneira gradual. Isto porque no período anterior a oferta de etanol era muito limitada.

O maior volume de estoques permitirá um maior controle da oferta de etanol. O diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Antonio de Pádua Rodrigues, disse que com os estoques de etanol que estarão disponíveis nesta entressafra será possível para a indústria liberar o produto em momentos em que os preços subirem de forma expressiva. "Toda vez que for detectado que o etanol está perdendo mais competitividade para a gasolina, os estoques serão liberados", disse ele.

Níveis maiores

Os estoques de etanol nesta entressafra estão em níveis maiores que os da safra passada porque as empresas não precisaram vender a qualquer preço para fazer caixa, como aconteceu no ano passado, o que levou a um excesso de oferta durante o início do ano e altas expressivas de preço no final de 2009.

Uma norma implementada pela Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) permitiu que usinas mais capitalizadas comprassem etanol de outras empresas que precisassem de caixa de forma pontual.

As usinas também conseguiram obter mais crédito junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) para a estocagem de produto.

Porém, vale a pena ressaltar que mesmo com o maior volume de estoques, a oferta não será muito maior porque o período total de entressafra será maior que o dos anos anteriores. (O Popular-GO)