Ford avalia o impacto de medidas

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A Ford decidiu analisar movimento na rede de concessionárias nas próximas três semanas para conseguir detectar até que ponto a elevação do compulsório afetou o mercado de veículos. "Algum impacto vai haver. Foi por isso que a medida foi tomada", diz o presidente da empresa no Brasil e Mercosul, Marcos de Oliveira. "Mas não será nada que possa afetar nossas expectativas de crescimento em 2011", acrescenta.

Oliveira também espera que o Banco Central eleve os juros nas próximas semanas. Por outro lado, a proibição dos financiamentos sem entrada não deverá afetar as vendas da marca, já que a maior parte dos planos estavam sendo realizados com entrada. "O consumidor, de maneira geral, dá o próprio carro usado como entrada", destaca.

Segundo o executivo, a montadora americana mantém o plano de investimento de R$ 4,5 bilhões até 2015, que incluirá renovação da linha de produtos e ampliação industrial, principalmente na fábrica de Camaçari (BA). Essa unidade trabalha quase no limite da capacidade, com a produção em 2010 de 210 mil veículos, em três turnos de trabalho. Com mais investimentos, a capacidade anual será elevada para 300 mil unidades.

Os resultados lucrativos contínuos da filial garantem investimento na operação, segundo Oliveira. A montadora vai encerrar o ano com a venda de 360 mil veículos no Brasil, o que representará um crescimento de 12,5% na comparação com 2009, e acima do desempenho do mercado total, que deverá ficar 5,2% maior do que o obtido no ano passado, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).