Gasolina cara pesa mais no bolso do brasileiro, diz Oxford Economics

Por
EPBR
em

O preço do combustível vendido no Brasil é o terceiro mais caro, dentro de uma lista de 29 países mais a zona do euro, se considerado o ajuste pelo poder de compra. Os cálculos são da Oxford Economics.

— O preço de um litro de gasolina comum equivale a 9% do salário médio diário no Brasil, mesmo patamar do Paquistão. Apenas na Filipinas (19%) e na Indonésia (13%) esse percentual é maior.

— Levantamento do site Global Petrol Prices mostra, por sua vez, que a gasolina é vendida no Brasil por um valor 16% acima da média mundial. Entre os 170 países pesquisados, o mercado brasileiro tem a 53ª gasolina mais cara do mundo, sem considerar o poder de compra.

— Alvo de críticas do governo e da oposição pela alta dos preços dos combustíveis no país, a Petrobras lançou uma nova campanha de esclarecimento sobre a prática de preços de mercado, num mundo globalizado.

— Ao tomar posse, no dia 14 de abril, o novo presidente da estatal, José Mauro Coelho, defendeu que a “prática de preços de mercado é condição necessária” para garantir o abastecimento do mercado e que sua gestão buscará aperfeiçoar a comunicação externa, no debate sobre a função social da companhia.

Autor/Veículo: EPBR