Governador promete pedir atenção de Lula sobre GNV

em

O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, está em Brasília para encontros políticos com o presidente Lula e a presidente eleita, Dilma Rousseff. O governador disse ao Diário que aproveitará o momento para pedir a intervenção de Lula para o fim do imbróglio entre Mato Grosso e Bolívia em relação ao fornecimento do gás natural. “Vou pedir para o presidente conversar com o Evo Morales, presidente da Bolívia”.

A expectativa do governador é de encerrar 2010 com uma solução. Há cerca de 40 dias, o governo boliviano assumiu compromisso político em honrar os contratos já firmados de fornecimento de gás natural a Mato Grosso, mas a retomada de despachos diários ao Estado permanece sem data.

Em outubro, o governo boliviano, por meio do presidente-executivo da Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB), Carlos Villegas, anunciou que a Petrobras tem a anuência da YPFB para incluir Mato Grosso como cliente e, assim, restabelecer o mercado local de gás natural. Porém, para isso se transformar em realidade, é necessário um aditivo contratual autorizando o fornecimento e é isso que o Estado ainda aguarda, e depende apenas dos bolivianos. (Diário de Cuiabá)