Instalação de compressor acelera abastecimento no América Auto Posto

Por
Sindipetróleo
em
Motorista relata tempo de espera de apenas 30 minutos
Motoristas relatam tempo de espera de apenas 30 minutos

Aldo Locatelli, representante da distribuidora GNC Brasil e presidente do Sindipetróleo, declara que compra de equipamentos é compromisso com os postos e respeito aos motoristas. Diz ainda que é preciso transparência do governo quando se tratar do mercado de GNV
 
O tempo de abastecimento de veículos equipados com o kit gás está mais rápido no Posto América, localizado na Avenida Archimedes Pereira Lima, a Estrada do Moinho, em Cuiabá. A fluidez nas filas de veículos ocorre após a instalação de um compressor. Agora, quatro veículos são atendidos de uma vez com uma pressão mais alta nos chamados dispensers (equivalente à bomba). O atendimento mais ágil é feito desde domingo (19.12). 

"Hoje o tempo de espera varia entre 15 e 30 minutos, o que está dentro da normalidade nos postos que comercializam GNV. Agradeço a compreensão dos clientes”, destaca o revendedor Nilson Teixeira, proprietário do Posto América.   
 
Já prevendo o crescimento da demanda, em 11 de dezembro de 2020 foram comprados pela GNC Brasil, distribuidora de gás em Mato Grosso, dois dispensers e boosters (compressores). São equipamentos mais modernos destinados ao abastecimento dos veículos com o kit gás. Entretanto, os equipamentos comprados ano passado pela GNC Brasil só foram entregues recentemente em Mato Grosso. O atraso está fora da responsabilidade da distribuidora, pois é devido à demanda e quebra de produção de suprimentos que ocorreu nas indústrias em geral durante a pandemia.
 
Locatelli pede que o governo seja transparente para levar verdadeiros esclarecimentos aos motoristas profissionais, como os taxistas e de aplicativos. “Quando falar do gás, o governo precisa dizer que existe um problema de falta de equipamentos, que não há disponibilidade no mercado. Não é um problema particular de Mato Grosso. Uma das soluções apresentadas pela Companhia Mato-Grossense de Gás (MT Gás) aumentaria muito o custo do produto. Além disso, outras soluções não chegarão em curto prazo. Isso precisa ficar o mais claro possível, pois a comercialização de GNV não pode ser gerida por ações amadoras. A GNC busca fazer o que é seguro ao motorista”, comenta Locatelli, que também preside o Sindipetróleo. 
 
Atualmente, Mato Grosso consome em torno de 600 mil/m³ de gás. Mais da metade deste volume destinado aos postos e o restante vai para indústrias. A demanda tem crescido principalmente após os diversos aumentos nos preços da gasolina e do etanol. Por ter o melhor rendimento por quilômetro rodado, o gás natural veicular permite hoje uma economia média para os motoristas de cerca de 60% em relação ao etanol. 

Os postos que comercializam o produto são: 
- Posto Santa Elisa - General Melo com Miguel Sutil, em Cuiabá;
- Posto Ipê - Rodovia Palmiro Paes de Barros, em Cuiabá;
- Posto América - Av. Brasília, esquina com Estrada do Moinho, em Cuiabá;
- Posto Santos Dumont, localizado na Av. João Ponce de Arruda, próximo ao aeroporto, em Várzea Grande. 

Simone Alves
Ass. de Imprensa