Petróleo fecha em queda na sessão, mas anota ganhos na semana

Por
G1
em

O petróleo fechou em queda nesta sexta-feira (7), com os investidores seguindo a preocupação geral do mercado depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou, na quinta (6), um decreto que limita as operações dos aplicativos chineses TikTok e Wechat.
O tema eleva as preocupações de que as duas maiores economias do mundo podem reativar a guerra comercial. Uma reunião entre altos representantes dos governos de ambos os países está marcada para 15 de agosto, na qual a pauta será o frágil acordo comercial de “primeira fase” vigente desde janeiro.

O contrato do Brent para outubro, a referência global, fechou em queda de 1,53%, a US$ 44,40 por barril, na ICE, em Londres, enquanto os contratos para setembro do WTI, a referência americana, recuaram 1,74%, a US$ 41,22 por barril, na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex).

O petróleo foi prejudicado na sessão também pela alta do dólar. O índice DXY, que mede o desempenho da moeda americana ante uma cesta de divisas fortes, subia, nesta sexta, 0,70%, a 93,439.

“O dólar americano está realizando uma recuperação ampla após uma semana de pressão. Os EUA estão aumentando a pressão sobre a China antes das negociações comerciais em 15 de agosto”, observou, em nota a clientes, o estrategista-chefe da AxiCorp, Stephen Innes.


Dados do mercado de trabalho dos EUA
Mesmo os dados positivos do mercado de trabalho americano, que reforçam a confiança dos investidores na recuperação econômica americana e reduzem os temores sobre a demanda pela commodity, não foram suficientes para dar impulso à commodity.

De acordo com o relatório do "payroll" de julho, divulgado mais cedo pelo Departamento do Trabalho dos EUA, o país criou 1,763 milhão vagas no período, enquanto a taxa de desemprego caiu a 10,2%. Os dados, porém, indicam que a criação de vagas nos últimos três meses não chega a compensar nem metade do tombo sofrido entre fevereiro e abril. Existem, hoje, nos EUA, 13 milhões de empregos a menos do que em fevereiro, antes da pandemia atingir a economia americana.

Contudo, o petróleo ainda anotou ganhos na semana depois que os estoques americanos registraram seu maior declínio semanal consecutivo em um ano. O Brent avançou 2,54% no acumulado semanal, enquanto que o WTI subiu 2,35% no período.