PMPF dos combustíveis sofre reajuste

Sindipetróleo

Entre os diversos fatores que fazem o preço dos combustíveis variarem, existe a base de cálculo do ICMS, o Ato Cotepe. Ele determina o valor dos impostos cobrados em cima desses produtos, o que pode influenciar, ou não, no reajuste dos preço dos combustíveis. Em Mato Grosso, sobre a gasolina é cobrado 25% de ICMS, sobre o diesel 17% e sobre o etanol é 12,5%.

O Ato Cotepe/PMPF (Preço médio ponderado ao consumidor final) acontece quinzenalmente, e é divulgado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) no Diário Oficial da União (DOU).

Após as determinações em pauta fiscal, o Sindicato não consegue dimensionar o real impacto dos reajustes para o consumidor final, uma vez que os estabelecimentos podem ou não aplicar a mudança e o valor comercial do combustível é ofertado de forma livre nos postos e também distribuidoras. Além disso, a formação de preços depende de outras variáveis.

Mas é possível verificar o impacto do PMPF.

IMPACTO NO CUSTO DO PRODUTO

01/09/2020

Gasolina

S500

S10

Etanol

MT

Confira o último Ato Cotepe divulgado AQUI.