Posto de combustíveis realiza ações em prol do ‘Setembro Amarelo’

Simone Alves, Comunicação Sindipetróleo

O posto de combustíveis Flamboyant, localizado no CPA II, em Cuiabá, realizou neste sábado (28), uma ação com foco na campanha ‘Setembro Amarelo’, que busca a conscientização e prevenção do suicídio. Para isso, duas psicólogas fizeram o trabalho de abordagem e atendimento aos clientes e outros visitantes com orientações de valorização da vida. A ação também contou com distribuição de abraços, entrega de informativos e mesa para lanche.

A ideia de aderir à campanha partiu dos proprietários do posto, Sidnei Araújo de Faria e Christianny Carvalho. Contaram com as psicólogas Larissa Biancardini Reinachi e Eliane Fernandes. “A sociedade tem se envolvido cada vez mais e entendido a necessidade de enxergar o problema. O próprio ambiente de trabalho é muito complexo, onde se lida com vários problemas. Como empresa, é importante se posicionar até para facilitar a identificação de pessoas que passam transtornos e orientar para que elas busquem ajuda e não sofram com o preconceito e a falta de esclarecimentos”, comentou Larissa.

Eliane destacou que ao abordar o tema com aquele que está passando por um momento difícil pode ser o fator que ajude a evitar que o desespero tome o controle da situação. “Sem substituir o acompanhamento profissional, o simples acolhimento e disponibilidade de ouvir podem amenizar significativamente o sofrimento de alguém, resgatando as perspectivas em relação à sua vida”, disse.

Sidnei narrou que é comum atender clientes chorando no momento em que abastecem o carro. “Por mais que a gente não saiba o que está ocorrendo com esta pessoa que está nitidamente sofrendo, uma palavra de carinho pode passar calma e esperança”, relatou.

A cliente Elizanete Santiago já passou por situação de depressão e elogiou a ideia de o posto oferecer um dia de acolhimento. “Fui recebida com muito carinho e fiz questão de participar porque sei o que é enfrentar pensamentos negativos. Hoje eles não tomam mais conta de mim. A empresa está de parabéns”, destacou.

CAMPANHA
 Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre prevenção com objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo. A ação ocorre no mês de setembro desde 2015, por meio de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.