"“Quero privatizar todas, e o presidente está conosco”, diz Guedes sobre estatais"

Gazeta do Povo

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o plano do governo é privatizar todas as estatais. Segundo ele, o presidente Jair Bolsonaro apoia a ideia e tem cobrado mais rapidez na venda das companhias federais. "O presidente está conosco na privatização. Todos os dias ele cobra: 'Poxa Salim, tem que vender uma por semana! Está demorando muito!'", disse Guedes em entrevista ao "Valor", fazendo referência ao secretário de Desestatização e Desinvestimento, Salim Mattar. "Eu quero privatizar todas as empresas estatais. Essa é a proposta. A decisão nal é do Congresso. A minha obrigação é fazer o diagnóstico e entregar a prescrição. O Congresso vai decidir", prosseguiu Guedes.

Na entrevista, o ministro falou na ideia de criar um "PAP – Programa de Aceleração das Privatizações", com um "fast track" para agilizar o processo de venda das estatais. Segundo ele, em vez de as propostas de privatização serem encaminhadas uma a uma ao Tribunal de Contas da União (TCU), uma lista com todas as "privatizáveis" será levada primeiro a Bolsonaro. A lista de todas as escolhidas pelo presidente seria então enviada ao TCU, e o governo encaminharia ao Congresso um projeto de lei para incluir toda a relação no programa de desestatização.