Sindipetróleo alerta sobre sucessivos aumentos nos preços

Simone Alves, Comunicação Sindipetróleo

Revendedores de combustíveis relatam reajustes relevantes nas distribuidoras em Mato Grosso
Da Assessoria

Nesta semana, os revendedores e consumidores estão se deparando com relevantes altas nos combustíveis. O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Sindipetróleo) informa que tais reajustes realizados nos últimos dias estão chegando aos postos através das distribuidoras. Ou seja, os revendedores apenas estão repassando os aumentos.

O Sindicato esclarece que vem ocorrendo significativos aumentos de custos, de maneira contínua, ao longo de toda a cadeia de circulação dos combustíveis, de modo bastante acentuado. O etanol, por exemplo, foi o produto que mais sofreu reajuste. Numa pesquisa rápida entre os revendedores, há relatos de aumento de R$ 0,17 apenas de quarta para quinta-feira e foi realizado por uma grande distribuidora atuante em Mato Grosso.

São vários os motivos que contribuíram para o cenário de alta. O preço final dos combustíveis reflete o aumento nasusinas de etanol anidro e a elevação dos preços do biodiesel nas usinas pela mistura na gasolina e diesel, respectivamente, e alta do petróleo no mercado internacional. Outro fator de influência é a mudança do Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF), base de cálculo do ICMS, que passa por majorações quase todos os meses. Os postos, que são o último elo dessa cadeia comercial, e o mais frágil deles, não devem ser responsabilizados por tais aumentos, já que as majorações são incorretamente atribuídas aos postos. “Estamos aguardando pesquisa da Agência Nacional do Petróleo para termos uma melhor ideia do cenário, já que grande parte dos revendedores relatam reajustes em patamares variados na maioria das distribuidoras”, explica o diretor-executivo do Sindicato, Nelson Soares Junior.

O Sindipetróleo ressalta que o mercado é livre e competitivo em todos os segmentos, cabendo a cada posto revendedor decidir se irá repassar ou não os reajustes ao consumidor, bem como em qual percentual, de acordo com suas estruturas de custo.