Venda de carros novos tem queda de 33,2%; maior que a esperada

A venda de carros novos em janeiro teve tombo superior ao esperado pelas fabricantes. Após o recorde de dezembro, com 381,5 mil licenciamentos, a expectativa era de vendas entre 270 mil e 280 mil veículos (com caminhão e ônibus), mas o mês deve fechar com menos de 250 mil unidades, uma queda próxima a 35%.

Até sexta-feira, foram licenciados 230 mil veículos, volume que já supera os 213,3 mil de todo o mês de janeiro de 2010. Do total, 216,3 mil são automóveis e comerciais leves, 33,2% a menos ante igual período de dezembro.

No início de janeiro, a Anfavea (associação das montadoras) previa queda de 27% ante dezembro, mas algumas empresas já falavam em 30%. O vice-presidente da General Motors do Brasil, Marcos Munhoz, diz que tradicionalmente janeiro é um mês bem mais fraco que dezembro. “Soma-se ainda o fato de dezembro ter ficado muito acima de nossas expectativas”, ressalta.

Munhoz também acredita que as perspectivas de alta dos juros e redução de prazos de financiamento, após o plano anunciado pelo governo para conter o crédito levaram consumidores a anteciparem compras.

Medidas como a exigência de entrada para financiamentos acima de 24 meses também colaboraram para a antecipação, cita o consultor da ADK, Paulo Roberto Garbossa. “Elas atingiram principalmente a classe C, que estava comprando mais.”

Outro fator para a queda, não admitido pelas empresas, foi a estratégia de licenciar carros ainda não vendidos, o chamado “efeito rapel”. Pelo menos 45 mil automóveis foram emplacados em dezembro por concessionários.

O Estado de S. Paulo