Diesel S-500 e S-1800 trocam de cor em julho

A partir de 1º de julho, o óleo diesel S-500 receberá corante vermelho e ficará proibida a adição de corante ao óleo diesel S-1800. A mudança está prevista na RESOLUÇÃO Nº 65, da ANP,  que estabelece as especificações e as obrigações quanto ao controle da qualidade a serem cumpridas para todo o óleo diesel comercializado no território nacional.

Atualmente, o óleo diesel S-1800, que é o combustível revendido pelos postos de Mato Grosso, possui coloração vermelha e o óleo diesel S-500 (comercializado em regiões metropolitanas em outros estados) é ligeiramente amarelado. Com a nova Resolução, o óleo diesel S-500 receberá corante vermelho e o óleo diesel S-1800 exibirá sua cor amarela natural (podendo apresentar-se ligeiramente alterado para as tonalidades marrom ou alaranjada devido à adição de 5% de biodiesel). A medida visa evitar que o óleo diesel S-500 possa ser confundido como óleo diesel S-50 ou S-10, de coloração semelhante.

O consumidor deve ficar atento à mudança, que vigorará a partir de 1º de julho deste ano, para evitar dúvidas na hora de abastecer o veículo.

A referida mudança de coloração mostrou-se necessária diante das ações tomadas pela ANP no âmbito do processo de adaptação da oferta de óleo diesel aos critérios estabelecidos pelo Programa Nacional de Controle de Emissões de Veículos Automotores (Proconve) e pelo Acordo Público firmado entre ANP, o Ministério Público do Estado de São Paulo e outras entidades, entre elas a Fecombustíveis.

Assessoria Sindipetróleo com informações da ANP