ALERTA: ESTELIONATÁRIOS ESTÃO TROCANDO LEITORAS DE CARTÕES DE DÉBITO E CRÉDITO

ALERTA: ESTELIONATÁRIOS ESTÃO TROCANDO LEITORAS DE CARTÕES DE DÉBITO E CRÉDITO

Postos de combustíveis localizados na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, foram vítimas de golpe ousado, sofrendo grande prejuízo. A ocorrência foi registrada em delegacia policial e levada a conhecimento da Assessoria Jurídica do Sindestado-RJ.

Diante disso, fazemos o presente alerta a toda a categoria.

Como agem os criminosos

Numa descrição resumida, a fraude consiste em: os estelionatários registram na Receita Federal uma empresa fantasma, utilizando o nome fantasia do Posto a ser vitimado, com o CNPJ em mãos, abrem conta bancária para a nova “empresa”. Em seguida, conseguem uma máquina leitora de cartões de débito e crédito com conexão sem fios, semelhante a que é utilizada no Posto escolhido como vítima. Depois, esta máquina “fria” é levada ao Posto e habilmente trocada, em geral aproveitando-se de algum momento de distração dos frentistas. Deste momento em diante, todos os pagamentos via cartões serão direcionados para a cota bancária da “empresa” aberta pelos criminosos. Evidentemente, quanto mais tempo a fraude demorar a ser percebida, maior será o prejuízo da vítima.

O que o revendedor deve fazer para evitar o golpe: Verificar diariamente se os recebimentos via cartão estão compatíveis com o que seria esperado para a data. Muita gente não sabe, mas as operadoras de cartões podem disponibilizar ferramenta para que isto seja feito. Basta entrar no site da empresa e cadastrar. E passar a fazer esta “conferência” como rotina diária indispensável.

O que fazer caso constate ter sido vítima do golpe

Registrar ocorrência na Delegacia policial mais próxima; entrar em contato imediatamente com a operadora de cartão; comunicar a situação ao Sindipetróleo-MT e ainda, se possível buscar o arquivo das câmeras de segurança do Posto imagens da data em que as fraudes tiveram início, para tentar assim revelar os estelionatários.

Com informações do Sindestado (RJ)