Anfavea aprova alta de etanol na gasolina

Ministério de Minas e Energia, por meio da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), anunciou que os testes com a gasolina com 27% de etanol não apontaram prejuízo na durabilidade de componentes de carros.

O procedimento adotado é um teste de longa duração feito por sete montadoras, e apenas com modelos atualmente comercializados e que rodam exclusivamente com gasolina. Nos carros avaliados, o consumo de combustível aumentou até 2% em relação à gasolina com 25% de etanol.

Três montadoras, Fiat Chrysler, General Motors/Chevrolet e Toyota, já haviam concluído os testes no fim de abril, quando a Anfavea apresentou os resultados. Já as companhias Ford, Hyundai Caoa, Honda e Volkswagen devem terminar suas avaliações até a segunda quinzena de junho.

Na ocasião, foram avaliados tópicos como dirigibilidade; partida a frio e a quente; temperatura do catalizador; emissões; consumo de combustível; durabilidade em campo; testes de bancada (com componentes que têm contato direto com o combustível).

“A Anfavea conclui, com base nos testes realizados, inclusive com veículos equipados com sistemas de injeção direta de combustível, tecnologia bastante sensível a variações na qualidade do combustível, que: nos ensaios realizados não foram encontradas evidências que impeçam o uso da gasolina com 27,5% de etanol, desde que o combustível comercializado possua as mesmas características daquele enviado pela Petrobras para estes ensaios”, diz o comunicado do ministério.

Transporta Brasil