ANP divulga resultados de ações de fiscalização em 19 unidades da Federação

Assessoria de Imprensa da ANP

De 6/3 a 9/3, a ANP realizou ações de fiscalização no mercado de combustíveis em 19 unidades da Federação, passando por todas as regiões do país.

Nas ações, os fiscais verificaram a qualidade dos combustíveis, o fornecimento do volume correto pelas bombas medidoras, adequação dos equipamentos e instrumentos necessários ao correto manuseio dos produtos, documentações de outorga da empresa e relativas às movimentações dos combustíveis.

Além da fiscalização de rotina, a Agência também atua em parceria com diversos órgãos públicos.

Mato Grosso

Os fiscais da ANP estiveram em Tangará da Serra, onde fiscalizaram dez postos de combustíveis, uma revenda de GLP e duas revendas de combustíveis de aviação.

As duas revendas de combustíveis de aviação foram autuadas por não registrarem diariamente os volumes de aquisição e de vendas do produto no Mapa de Movimentação de Combustíveis de Aviação (MMCA).

Uma revenda de GLP do município foi autuada por não possuir balança decimal devidamente aferida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para pesagem dos recipientes quando solicitado pelo consumidor, por não exibir os preços dos recipientes de GLP comercializados e por efetuar o transporte de botijões de gás de cozinha em motocicletas que não possuem sidecar, conforme exigência da norma do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).