Audiência pública recebe pleito de redução do ICMS do etanol hidratado para 15%

Os gerentes de Comunicação e Administrativo da SIAMIG, Mônica Santos e Douglas Martins, respectivamente, participaram hoje (09/07) da Audiência Pública da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais – ALMG, na FIEMG, a fim de apresentar o pleito do setor de redução do ICMS do etanol hidratado de 19% para 15%. A audiência foi requerida pelo deputado Dalmo Ribeiro, presidente da Frente Parlamentar da Indústria Mineira, e contou também com a presença, entre outros, dos deputados estaduais Braulio Braz (presidente da Comissão), Antônio Carlos Arantes, do deputado federal Welinton Prado, entre outros, com o objetivo de debater as dificuldades e demandas da classe industrial, visando seu crescimento sustentado e competitivo. A SIAMIG informou sobre a atual situação de crise do setor e a necessidade de redução da alíquota de ICMS sobre o etanol hidratado para criação de um mercado consumidor no estado. Enquanto São Paulo, que tem uma alíquota de 12% sobre o etanol hidratado, vendeu 6 bilhões de litros em 2013, Minas Gerais comercializou apenas 700 milhões de litros ou 50% da produção no estado, sendo que deste total 65% foram fornecidos pelas usinas mineiras, o que representou somente 32% de todo etanol comercializado pelas empresas no estado. Sem mercado para o etanol, as empresas necessitam vender o produto para outros estados, principalmente São Paulo o que ocorre com deságio do preço e gera grande prejuízo. O Deputado Dalmo Ribeiro disse que as demandas serão apresentadas aos candidatos a deputado estadual e a governador do estado. O presidente da FIEMG, Olavo Machado, ressaltou que seria importante a presença nessas reuniões do Fórum das Entidades Empresariais de MG, envolvendo comércio, agricultura, transporte, entre outras, o que foi aceito pelo deputado.

Notícias Siamig