Aumento de ICMS se alastra pelo País

Os preços do país devem ser pressionados em 2016 também por aumentos em série de tributos aplicados pelos governos estaduais. Com a queda da arrecadação em 2015, grande parte dos Estados encontrou como alternativa para reforçar o caixa a aprovação de "tarifaços" locais, que entraram em vigor desde o dia 1º de janeiro. Em oito Estados e no Distrito Federal, governadores aprovaram nos últimos meses a elevação na alíquota básica do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços). Itens com forte peso no consumo das famílias, como gasolina, telecomunicações e energia elétrica, também tiveram aumentos na tributação em várias regiões. Impacto no IPCA O impacto desses reajustes regionais já começa a ser projetado por economistas na inflação de 2016 -Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pernambuco fazem parte dos 13 Estados que entram no cálculo do índice oficial, IPCA. A Federação do Comércio gaúcha projeta que a inflação no Estado pode subir 1,4 ponto percentual em 2016 apenas por causa do aumento do ICMS, cuja alíquota básica passou de 17% para 18%. Só na gasolina, o aumento estimado para os consumidores gaúchos é de 7%. Situação parecida ocorre em Pernambuco, onde a alíquota da gasolina subiu de 27% para 29%. O Instituto Pernambucano de Estudos Tributários estima que o tarifaço pode elevar em 7% o volume de ICMS pago mensalmente por uma família de renda média. O governo do Estado já informou ao Conselho Nacional de Política Fazendária um preço médio da gasolina R$ 0,04 por litro mais caro em relação ao estimado no fim de 2015. Goiás e Rio Grande do Norte, onde a alíquota sobre o combustível também subiu, informaram preços médios mais altos neste início de ano nos Estados. "Entra na conta de inflação de 2016 e não vai sair mais. Pode até virar uma inércia para 2017", diz o economista André Braz, da Fundação Getúlio Vargas. No DF e outros 12 Estados, como o de São Paulo e Mato Grosso do Sul, governos adotaram a tática de elevar apenas a tributação de produtos chamados de "supérfluos".