Aumento do etanol na gasolina já foi definido pelo governo, diz Unica

O presidente da União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica), Antônio de Pádua Rodrigues, afirmou durante a 12ª Conferência Internacional Datagro para Açúcar e Etanol, em entrevista para a TV UDOP, que o aumento da mistura de etanol anidro na gasolina, de 20% para 25%, já foi definido pelo governo. Para Pádua, o anúncio oficial deve acontecer ainda no mês de outubro. Segundo informações anteriormente divulgados pelos meios de comunicação, o aumento deve acontecer em 1º de junho.

"Eu não tenho mais nenhuma preocupação com esse assunto. Eu acredito que nos próximos dias o governo vai anunciar. Uma nota técnica assinada pelo governo já existe e uma resolução assinada pelo Cima (Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool) está pronta, agora é uma questão de decidir o momento de divulgar, que eu acredito que aconteça ainda neste mês, com a volta da mistura em 1º de junho de 2013, com possibilidade de antecipar, se tivermos maior oferta de etanol no inicio da próxima safra", explica Pádua.

Quanto as negociações com o Governo, o presidente interino da Unica comenta que o setor tem se reunido mensalmente e que a página sobre as discussões a cerca da falta de competitividade do etanol, já foi virada. "Estamos na fase do dimensionamento de qual é o valor que deve ser arbitrado como falta de competitividade e na busca de uma solução seja via desoneração tributária ou outra metodologia trabalhando tanto na questão do ICMS a nível estadual como na questão dos tributos federais", completa.

Ainda na entrevista para a TV UDOP, Pádua comentou o futuro do biocombustível e destacou que "mesmo sem a ajuda do governo, temos uma condição de triplicar ou quadruplicar a produção por hectare. Evidentemente que o governo precisa definir uma regra clara, mas o setor vai recuperar seu potencial, a frota flex vai continuar existindo e em 2020 vamos ter 80% da frota flex", comenta o dirigente citando que o setor já passou por igual situação em 1985, quando o programa de etanol acabou e a venda dos carros aálcool reduziram.

"Eu tenho certeza que o etanol vai recuperar a participação na matriz do combustível. É questão de quem vai sobreviver. O ano de 2013 não será fácil. As empresas com alto grau de individuamento ficarão para trás, mas aqueles que aguentarem o processo, darão uma grande oportunidade de ocupar a expansão que o etanol deverá ter", finaliza Antônio de Pádua Rodrigues.

Clique aqui e assista a entrevista com Antônio de Pádua Rodrigues para a TV UDOP, durante a 12ª Conferência Internacional Datagro. Se preferir, acesse nosso canal no Youtube no endereço: www.youtube.com/tvudop.