Barril do petróleo volta a custar menos que US$ 100

O preço médio por uma cesta de diferentes tipos de petróleo produzidos pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) ficou abaixo de US$ 100 o barril pela primeira vez desde fevereiro, segundo dados divulgados hoje no site da entidade.

O preço médio da cesta de petróleo da Opep caiu para US$ 99,65 o barril em 3 de outubro, US$ 1,92 a menos que o preço anterior, divulgado em 30 de setembro. É o menor preço desde 18 de fevereiro, quando turbulências políticas afetaram a produção de petróleo no norte da África, segundo o próprio site.

Ontem, a principal autoridade dos Emirados Árabes para a Opep, Ali Obaid al-Yabhouni, advertiu para o potencial de queda na demanda por petróleo. Segundo ele, a demanda e a oferta parecem estar em geral equilibradas, "porém há nuvens de mau agouro no horizonte, que representam um importante risco de queda" na demanda.

Agência Estado

O ministro do Petróleo do Irã, Rostam Ghasemi, pediu hoje que a Opep mantenha sua produção de petróleo em 24,8 milhões de barris por dia no próximo encontro do grupo, marcado para dezembro. Em setembro, a produção da Opep - excluindo o Iraque, que não está sujeito a uma cota - foi de 27,8 milhões de barris diários, segundo pesquisa com funcionários de companhias e analistas do setor. As informações são da Dow Jones.