Brasil produzirá aditivo para etanol funcionar em ciclo diesel

O Brasil começará a produzir o aditivo de ignição adicionado ao etanol para abastecer veículos comerciais pesados no País que usam motor ciclo diesel. A informação foi confirmada pelo presidente da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), Marcos Sawaya Jank, durante a entrega de dez ônibus movidos a etanol pela Scania para a Prefeitura de São Paulo, na sexta-feira, 20. A entidade é responsável pela gestão no País do E95, mistura de 95% de etanol com 5% do aditivo que abastece os ônibus que rodam na capital paulista.

“Com a produção nacional do composto químico será possível reduzir seu custo e assim promover o aumento de veículos mais limpos no transporte público.” Jank acrescentou que deve ocorrer ainda este ano a redução do imposto sobre o etanol aditivado, como acontece na Suécia, em Estocolmo, que mantém política de isenção de tributos para o combustível limpo e renovável.

O aditivo utilizado na frota de ônibus a etanol de São Paulo é importado da Suécia e fornecido pela Baff/Sekab. O composto facilita a queima do etanol no motor ciclo diesel e lubrifica alguns componentes. Sua mistura ao etanol é feita pela distribuidora do combustível antes de seu fornecimento para a empresa operadora do ônibus.

Segundo a Unica, o aditivo passará a ser produzido em São Paulo. 22/01/2012