Cepea registra nova queda nos preços do etanol

em

Os preços do etanol nas usinas tiveram novas quedas na última semana no mercado paulista. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a pressão vem, principalmente, da proximidade da nova safra, que começa oficialmente em abril.

Para o etanol hidratado, foi a terceira semana seguida de baixa acumulada. Entre 23 e 27 de fevereiro, o indicador do Cepea para o combustível teve valor médio de R$ 1,3174 por litro, 5% a menos que na semana anterior. O valor não considera a incidência de impostos. Para o anidro, o indicador apontou valor médio de R$ 1,4296 por litro, recuo de 4,3% na mesma comparação. O valor também desconsidera a incidência de impostos.

“O principal motivo é a proximidade da nova safra, o que motiva tanto o aumento da oferta quanto a retração da demanda, à medida que são esperados preços menores. Muitas usinas também têm elevado o volume disponível a fim de liberar espaço nos tanques e poucas unidades já começaram a moagem na região Centro-Sul”, informa a instituição em boletim divulgado nesta terça-feira (3/3).

Globo.com (Globo Rural)