Com queda em estoque, máxima do ano

Os preços dos contratos futuros de petróleo subiram modestamente encerram o dia no maior nível em 14 meses ontem, antes da divulgação de dados dos Estados Unidos, para os quais a expectativa era de que deveriam mostrar que a forte demanda das refinarias do país está reduzindo os estoques.   Após o fechamento, o American Petroleum Institute (API, do setor privado) confirmou que os estoques norte-americanos de petróleo bruto tiveram uma redução de 9 milhões de barris na semana passada. Os estoques de gasolina tiveram uma redução de 3,5 milhões de barris e os de destilados, que incluem diesel e óleo combustível para calefação, tiveram um crescimento de 2,8 milhões de barris.   O contrato do petróleo Brent para agosto, negociado na plataforma ICE, subiu 0,04%, fechando a US$ 107,81 o barril, o maior nível desde o dia 2 de abril. Na bolsa mercantil de Nova York (Nymex, na sigla em inglês), o contrato do WTI para agosto subiu 0,04%, fechando a US$ 103,53 o barril, atingindo o maior nível desde maio de 2012 pela quarta vez consecutiva.   Na semana passada, os dados da Agência Internacional de Energia (AIE) mostraram desaceleração na demanda por petróleo atingindo o maior nível desde dezembro de 2010, conduzida pelo consumo de gasolina no feriado de quatro de julho. Analistas disseram que esse movimento deve continuar se o fortalecimento da demanda se mantiver, mas o fortalecimento atual no maior consumidor de petróleo do mundo ocorre ao mesmo tempo que os conflitos violentes e contra o governo no Egito, o que elevou as preocupações com a manutenção da oferta.   Fonte: Agência Estado