Consumo de combustíveis em MT ultrapassou média nacional em 2015

Uma pesquisa feita pela Associação Nacional de Petróleo (ANP) mostra que o consumo de combustíveis em Mato Grosso ultrapassou a média nacional este ano. O aumento no estado foi de 1,44%, enquanto no país foi de 1,1%.

Atualmente, em Cuiabá, o valor do litro do etanol está em média R$ 1,99 e a gasolina está R$ 3,20. O consumo de gasolina e diesel diminuiu nos primeiros 4 meses deste ano, comparados com o mesmo período do ano passado. Já consumo do etanol cresceu. No estado de Mato Grosso, foram vendidos 48,8 milhões de litros, um aumento de 33,6%.

Segundo o diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Estado de Mato Grosso (Sindipetróleo), Nelson Soares, existem alguns indicadores que justificam o aumento do consumo. “O principal deles foi o aumento do preço da gasolina promovido pelo governo federal, que fez com que o etanol, que já era vantajoso, passasse a ser mais vantajoso”, explicou.

O diretor explica que o outro indicador é que a indústria de etanol não tem mais a entresafra, época em que os preços do etanol subiam em função da escassez do produto. “Como o estado passou a produzir uma grande quantidade de etanol proveniente do milho, então você não tem mais aquela oscilação de oferta no mercado”, disse.

Com a venda de carros flex, o consumo do etanol se tornou ainda maior. A indústria tem colocado no mercado 98% dos novos veículos que podem ser abastecidos tanto com álcool quanto com gasolina.

Soares afirma que, para o estado, é importante que haja uma venda maior de etanol, pois é produzido dentro do estado. “Ele aquece a economia, distribui renda que gera imposto aqui. Então faz com que o dinheiro que pagamos para gasolina e para o óleo diesel vá para os estados produtores”, conclui.

G1/MT