Consumo de diesel reflete queda na atividade econômica

Etanol mantém vantagem com consumo crescente sobre a gasolina comum

No acumulado de janeiro a setembro de 2015, comparando com o mesmo período de 2014, o consumo de óleo diesel no país teve uma redução de 3,8%, enquanto que Mato Grosso perde 2,3%.

Este ano, desde fevereiro o consumo de diesel está sendo puxado para baixo tanto no volume total do Brasil como nos estados do Centro-Oeste. Nos estados vizinhos também teve queda nas vendas: Goiás caiu 5,9% e Mato Grosso do Sul 1,5%.

No acumulado janeiro a setembro o volume de diesel em 2015 alcança 2,01 bilhões de litros contra 2,06 bilhões em 2014, em Mato Grosso.

Observando apenas o mês de setembro deste ano, as vendas de diesel, em Mato Grosso, ficaram 2,81% abaixo do volume registrado em setembro do ano passado. As vendas caíram 244 milhões de litros para 237 milhões. Já em relação a agosto deste ano, setembro apresenta crescimento de 2,1%, reflexo do aquecimento da atividade agrícola. “No geral, podemos assim dizer que a locomotiva da economia anda mais devagar e queima menos lenha, ou seja, utiliza menos combustível”, comenta Nelson Soares, diretor-executivo do Sindipetróleo (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de Mato Grosso).

Etanol e Gasolina C

O etanol mantém vantagem competitiva na bomba, fazendo com que o consumidor opte por esse produto, elevando-se o consumo do produto com preço menor. No comparativo do acumulado do ano, em Mato Grosso, o consumo de etanol cresce 37,7%, saindo de 366,57 milhões de litros em 2014 para 499,9 milhões em 2015. Em todo o Brasil o consumo cresceu 42,2% em relação ao ano anterior.

Mato Grosso é o único estado em que, nas bombas, o preço do etanol se mantém abaixo de 70% do preço da gasolina C. E isso ocorreu nos últimos três anos. O resultado dessa preferência é que o volume de etanol consumido em Mato Grosso, em 2015, supera o volume de gasolina C.

Com o consumidor fugindo do preço ‘raivoso’ da gasolina, reajustado para recompor o caixa da Petróleo Brasileiro S/A, em Mato Grosso, seu consumo acentua a queda para -13,1% no acumulado do ano, passando de 491 milhões de litros em 2014 para 426,8 milhões em 2015, enquanto no Brasil o recuo foi de 6,7%.

No ciclo Otto (gasolina mais etanol - flex), o resultado apresenta crescimento de 8,44% no acumulado comparativo de 2015 com 2014.

Expectativas

Em relação ao óleo diesel e a gasolina C, há notícias que indicam a pretensão do governo de promover novos reajustes em 2015 para que a Petróleo Brasileiro S/A possa repassar a alta do dólar e ainda colocar um pouco mais de recurso no caixa da estatal.

Tanto um como outro devem manter tendência de queda no consumo em relação ao consumido em 2014. O diesel pelos efeitos da economia e a gasolina pelo maior preço. “Na esteira da elevação do preço da gasolina, o mercado de etanol acaba estabelecendo uma precificação que contribui para a recuperação de perdas enfrentadas pelos usineiros nos últimos anos. Assim, não tem refresco, o Governo aumenta óleo e gasolina e o mercado aumenta o etanol”, analisa Soares.

“O maior consumo do etanol é bom para o nosso Estado, pois gera mais empregos aqui, impostos, melhorando nosso meio ambiente e aquecendo nossa economia”, completa o diretor-executivo.

Simone Alves Ass. de Comunicação 65 9648-8069