Doze postos de combustíveis do PR são multados por formação de cartel

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) condenou 12 postos de combustíveis de Londrina e região, no norte do Paraná, a pagar multa por prática de cartel. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (23) pelo próprio Cade. Ao todo, o valor das multas, segundo o conselho, passa dos R$ 10 milhões, dos quais R$ 9,3 milhões são impostas a empresas e R$ 1,7 milhão a pessoas físicas que adotaram "conduta anticompetitiva e criminosa".  A investigação do cartel começou em 2007 e teve como principais provas, ainda conforme o Cade, interrogatórios de envolvidos, declarações de pessoas que noticiaram o ilícito, interceptações telefônicas e evidências econômicas de alinhamento de preço. A conselheira relatora do caso, Ana Frazão, afirmou, em nota, que os preços cobrados pelos combustíveis nos postos eram acertados "de maneira minuciosa, abrangendo ajustes na terceira casa decimal". Segundo ela, o momento da mudança dos valores também era discutido previamente. “Trata-se, portanto, de um acordo consideravelmente institucionalizado, não havendo outra racionalidade de seus membros senão o intuito único de prejudicar a livre concorrência”, afirmou a conselheira.