Etanol subiria 18% com Cide a R$ 0,30, calcula Credit Suisse

O Credit Suisse calcula que os preços do etanol para os produtores poderiam subir em torno de 18% caso ocorresse um aumento de R$ 0,30 na Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) na gasolina.

Para essa estimativa, o banco leva em conta que a capacidade de produção das usinas é limitada e que também há no horizonte a entressafra de cana-de-açúcar, quando as cotações do biocombustível sazonalmente reagem.

Atualmente, a Cide incidente sobre a gasolina é de R$ 0,10 por litro. Nas últimas semanas, contudo, cresceram especulações de que o tributo poderia ser elevado para impulsionar a receita do governo, de modo a evitar um déficit nas contas públicas no ano que vem.

Cálculos do setor sucroernergético mostram que se a Cide fosse para R$ 0,60, a arrecadação federal aumentaria em até R$ 14,9 bilhões. Para o Credit Suisse, empresas com capacidade para carregar estoques de etanol tendem a ser as mais beneficiadas pela recuperação dos preços do etanol.

Atualmente, o litro do anidro nas usinas de São Paulo está cotado em torno de R$ 1,40, enquanto o do hidratado, em R$ 1,30, ambos sem impostos, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP).

Fonte: Estadão Conteúdo Globo.com (Globo Rural)