Etiqueta energética para automóveis

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) lançou o Guia do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular). O objetivo é divulgar como funciona as etiquetas de eficiência energética nos carros e outros veículos – que não é tão conhecida no País como a dos aparelhos eletrodomésticos – e como o consumidor pode reduzir os gastos com combustível.

A publicação está disponível no site do instituto e será distribuída em concessionárias. Lançado em 2008, o PBE Veicular analisou o consumo de 25 fabricantes e 327 modelos, o que corresponde a 70% da produção nacional.

De acordo com o responsável pelo Programa de Etiquetagem do Inmetro, Marcos Borges, a cartilha traz as informações básicas sobre o programa e como o motorista pode economizar usando um carro com melhor eficiência energética.

“Só para ter um exemplo, o carro hoje do tipo popular, na classe subcompacto, se você escolher o nível de eficiência energética A e não o E, em uma simulação que leva em consideração uns 40 quilômetros por dia, você pode economizar mais de R$ 900 por ano. Em cinco anos, isso pode corresponder a 10%, 15% do valor do próprio veículo, só para se ter uma ideia de quanto é importante essa informação”, destaca.

De acordo com Borges, até o fim do ano, o número pode chegar a 400 modelos avaliados, com a adesão de outras fabricantes e importadoras.

Além da classificação quanto à eficiência energética, a etiqueta informa quilometragem alcançada por litro de combustível na cidade e na estrada e a emissão de gás carbônico.