Fecombustíveis critica aumento de impostos e alerta para situação crítica da revenda

A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), que reúne os postos revendedores do país, criticou o aumento das alíquotas do PIS/Cofins, afirmando que a medida é “lamentável”. Em nota, a federação diz temer que, com o aumento da carga tributária, “a situação do setor se complique ainda mais. Mesmo com a suposta arrecadação do governo de R$ 10,4 bilhões para este ano, o sacrifício da população e dos empresários, ainda não será o suficiente para colocar contas do governo em ordem”. Eles alertam ainda para a situação difícil do setor de revenda neste momento de crise econômica com forte queda nas vendas de combustíveis.

Segundo o texto, os empresários do setor de revenda de combustíveis “estão sobremaneira penalizados com a crise econômica, queda nas vendas dos combustíveis, aumento dos custos operacionais e elevação das fraudes no setor”.

A Fecombustíveis lembra que os preços dos combustíveis são livres em toda cadeia do refino revenda, além do fato de que a Petrobras está com sua nova política de variações frequentes nos preços da gasolina e do diesel. Além disso, ressalta ainda que os postos compram combustíveis das companhias distribuidoras, e não das refinarias, e portanto, os custos nos postos dependem do repasse dos aumentos pelas distribuidoras.

“A verdade é que todos nós, brasileiros, estamos pagando um preço muito alto pela extensão da crise econômica. Especificamente no segmento da revenda de combustíveis, boa parte dos empresários dos postos de combustíveis, formado em sua maioria por pequenos empreendedores familiares, estão passando seus negócios adiante por falta de sustentabilidade financeira em virtude do achatamento da rentabilidade.”

O Globo