Fiemt e governo fazem agenda de trabalho para resolver problemas das obras paralisadas e entraves da Sema

Um grupo de industriais mato-grossenses representantes dos segmentos da construção civil, construção pesada, mineração e setor de base florestal, liderados pelo presidente em exercício do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Jandir Milan, estiveram reunidos na manhã de hoje (19/10) com o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, para tratar das dívidas do governo estadual junto ao setor, além dos entraves burocráticos que estão prejudicando a atividade produtiva no Estado.

De acordo com Milan, as empresas do segmento de construção civil e pesada sofrem com dificuldades de execução das obras contratadas pelo governo estadual por problemas burocráticos e de falhas de projetos, além de terem seu fluxo de caixa comprometido pela inexistência de um calendário de pagamentos das medições efetuadas. Ainda segundo o presidente da Fiemt, as restrições do mercado financeiro a operações de crédito com recebíveis junto ao governo no último ano, somadas aos aumentos nos custos destes segmentos, agravaram o problema financeiro no setor. "No momento, toda uma cadeia produtiva que gera milhares de empregos no Estado, e que tem sido parceira do governo estadual por décadas, passa por um momento delicado e precisa de apoio do poder público."

Ao receber essa cobrança do grupo de empresários, o governador se comprometeu a concentrar esforços para que, até dezembro, todos os pagamentos do governo às empresas estejam regularizados. Segundo Silval, os dois principais entraves para as obras contratadas serem executadas com mais celeridade seriam os projetos que precisam constantemente ser revistos e a burocracia relacionada à atividade produtiva, que impede que os preços contratados sejam reavaliados durante a execução das obras, fazendo com que haja uma distorção entre o orçamento e o custo real de execução. Na ocasião, os empresários da construção se comprometeram a participar de uma equipe de trabalho a ser criada pelo governador, para examinar os entraves e gargalos do setor e propor soluções para os mesmos.

Na oportunidade, os industriais reivindicaram soluções também para o setor de base florestal, no tocante às ações que envolvem a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). O governador solicitou parceria e apoio do setor industrial para desburocratizar e descentralizar atribuições da Sema, visando mais agilidade nos processos. "Foi uma reunião extremamente importante para Fiemt e governo criarem uma agenda positiva de trabalho com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios em Mato Grosso. O governador concordou que os problemas existem, e reconhecer sua existência é o primeiro passo para que soluções sejam encontradas em conjunto", enfatizou Milan.

INDUSTRIAIS – Além do presidente Jandir Milan, os empresários que participaram da reunião foram: os vice-presidentes do Sistema Fiemt, Luiz Carlos Richter e João Carlos Baldasso, os diretores Gustavo de Oliveira, Júlio Flávio de Miranda, José Alexandre Schutze, que também é presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado (Sincop), além do presidente do Sindicato das Indústrias da Construção de Mato Grosso, Cezário Neto.

Assessoria de Comunicação Sistema FIEMT