Gasolina pode ter aumento

O aumento de preço do óleo diesel nas refinarias pode começar a trazer ainda esta semana impactos ao bolso do consumidor. Um destes é o preço da gasolina que pode ser elevado nas bombas em decorrência ao próprio óleo diesel utilizado no transporte e o frete. As informações são do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Estado de Mato Grosso (Sindipetróleo- MT). Um dia após o anuncio do reajuste de 6% nas refinarias para o óleo diesel, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, admitiu que o preço da gasolina pode subir ainda mais em 2012 e que desta vez será sentido pelo consumidor. Já o aumento do valor do etanol é descartado pelo setor sucroalcooleiro se mistura anidro passar de 20% para 25% na gasolina. Em junho a Petrobras conseguiu que o preço da gasolina fosse reajustado em 7,8%. Tal incremento só não foi sentido nas bombas devido o governo federal ter zerado a alíquota do imposto que incide sobre os combustíveis, a Cide.

“Ainda esta semana o impacto na gasolina poderá ser verificado, só não sabemos o quanto ainda. O problema são os insumos da logística, ou seja, o próprio diesel e o frete. Nas refinarias não teve aumento ainda e acreditamos que por hora não haverá, salvo se as importações da gasolina cresçam, aí sim o preço do litro nas refinarias eleva-se”, comenta o diretor executivo do Sindipetróleo-MT, Nelson Soares. Segundo Soares, alguns postos de combustível em Mato Grosso já estão repassando o aumento do óleo diesel para as bombas. “Nas bombas está aumentando de 4% a 6%, considerando o aumento de 6% nas refinarias”. Nos postos de Cuiabá é possível encontrar o óleo diesel em média.

a R$ 2,39 e o S-50 a R$ 2,45. No Distrito Industrial entre R$ 2,22 e R$ 2,29. A gasolina chega a R$ 2,99 o litro na cidade e R$ 2,79 no Distrito Industrial O aumento de 20% para 25% da mistura de etanol anidro na gasolina pode reduzir em 41% o volume de importação de gasolina. Contudo, como a produção brasileira segue encolhida pode fazer com que o país tenha de importar o etanol para atender sua demanda. De acordo com o diretor do Sindalcool-MT, Jorge dos Santos, de fato o etanol poderá vir a sofrer alta nas bombas. “Porém, isso só ocorrerá se tivermos mesmo que comprar etanol do exterior. A volta de 25% de etanol anidro na mistura da gasolina não trará impactos nas bombas para quem busca o hidratado. Vale ressaltar até setembro do ano passado a mistura era este percentual e os preços verificados nas bombas eram praticamente os mesmos de hoje. Não vejo por isso razão para aumento”, salienta Santos. Mato Grosso até o momento já moeu 4,8 milhões de toneladas de cana-de-açúcar de uma estimativa de 14,5 milhões de toneladas. O montante já resultou 100 milhões de litros de etanol anidro e 170 milhões de hidratado, além de 113 mil toneladas de açúcar. “Produzimos mais etanol hidratado que anidro, o que mostra que não haverá falta”, frisa Santos. (Folha do Estado com informações O Estado de S. Paulo e Globo News)