Governo estuda desonerar setor sucroenergético

em
O governo federal deverá anunciar nos próximos dias novas medidas para alavancar a produção do setor sucroenergético no país. Dessa forma, alguns pedidos antigos podem finalmente entrar em vigor, como a desoneração tributária. 
No caso do PIS/Cofins, segundo nota do Jornal Valor Econômico, o plano é reduzir ou até mesmo zerar essa cobrança sobre o etanol. 
 
Outra grande reivindicação é a promoção de leilões por fontes, como a de bioeletricidade da cana. O Valor apurou que o governo estuda se há espaço para realizar um leilão no qual a biomassa da cana concorra somente com as térmicas a gás e óleo. 
 
De acordo com fontes de mercado, os detalhes do novo pacote estão sendo estudados pelos ministérios de Minas e Energia (MME) e da Fazenda, já que o governo federal percebeu que o setor necessita de incentivos para alavancar a produção e retomar seu lugar no ranking mundial.
 
O presidente da Câmara Setorial do Setor, Luiz Custódio, participou recentemente de uma reunião em Brasília, na qual apresentou as principais reivindicações do segmento, como acerto com os fornecedores, e assuntos convergentes, inclusive sobre a questão da desoneração e da competitividade com a gasolina, cujo documento já foi entregue aos interlocutores do governo. "Aguardamos o pronunciamento da presidente Dilma, no dia 12 de junho, durante a entrega do selo do Compromisso Nacional pois será a primeira vez que falará sobre o setor em público", diz. 
 
Fonte: ProCana Brasil