Grupo de trabalho estudará formas de minimizar impacto das obras da Copa

Em reunião entre o governador Silval Barbosa, representantes de postos de combustíveis e outros comerciantes de Cuiabá e Várzea Grande, ficou estabelecida a criação de um grupo de trabalho para discutir ações que minimizem o impacto das obras da Copa. O grupo deverá ser composto por comerciantes, membros das Secretarias de Estado de Meio Ambiente, de Infraestrutura, Extraordinária da Copa do Mundo e Fazenda.

Para o presidente do Sindipetróleo (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de Mato Grosso), Aldo Locatelli, esta ação surge como um passo importante para amenizar a preocupação dos empresários quanto ao futuro de seus estabelecimentos. “Ampliar a comunicação ajudará o governo a deixar os empresários afetados pelas obras mais tranquilos. O que queremos evitar é a quebra dos comerciantes por conta destes investimentos”, declarou Locatelli.

Assim como o presidente do Sindipetróleo, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá, Paulo Gasparoto, afirmou ao governador que os empresários sabem das dificuldades de se eliminar totalmente as perdas, mas que é preciso colaborar com aqueles que vêem seu meio de vida prejudicado.

Os revendedores de combustíveis aproveitaram o encontro com o governador e a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, para cobrar maior celeridade nas análises de licenças ambientais pela Secretaria de Meio Ambiente. “Os processos na Sema estão praticamente parados”, comentou Riva.

O vice-presidente do Sindipetróleo, João Marcelo Borges, explicou ao governador sobre alguns postos que deverão realocar tanques de combustíveis por conta das obras, mas que precisa contar com os serviços da Pasta Ambiental. Silval se comprometeu a discutir a situação com a secretaria.

O secretário-adjunto de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira e Silva, destacou que, dentro de 60 dias, a Miguel Sutil terá mais vias desbloqueadas, o que, segundo ele, dará mais fluidez ao trânsito e, portanto, mais acesso aos comércios hoje sem movimento. Ele esclareceu que as obras serão aceleradas após mudanças nas redes de esgoto e de distribuição de água e nas redes de telefone e energia.

Humberto Moraes, proprietário dos postos Santa Marta I e II, localizados na Miguel Sutil, perdeu mais de 70% de seu faturamento recentemente. Ao final do encontro, o revendedor se mostrou mais seguro quanto à viabilidade da sua empresa.

Silval Barbosa concluiu o encontro destacando que algumas falhas estão sendo corrigidas e pediu a compreensão de todos. Locatelli agradeceu a oportunidade de diálogo e apoio do deputado José Riva.

Simone Alves Ass. de Imprensa 65 9916-5005

Fotos: Sindipetróleo