Importadoras de veículos criticam governo federal

O presidente da Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva), José Luiz Gandini, fez ontem em São Paulo duras críticas ao governo e, particularmente, ao ministro Guido Mantega, da Fazenda, que, ao justificar a elevação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros importados, declarou que os importadores sem fábricas no país eram "aventureiros". — É muito triste ouvir um ministro de estado dizer que somos “aventureiros”.

Se assim for, 40 mil brasileiros são “aventureiros” — disse Gandini, referindo-se ao número de pessoas que trabalham no setor.

Gandini, que também preside a Kia Motors do Brasil, destacou ainda que a nova barreira tributária acabou com a função das importadoras de "balizar os preços no Brasil a níveis internacionais". E lembrou que, somente este ano, a rede de 800 concessionárias de 27 marcas associadas a Abeiva vai recolher R$ 5,6 bilhões em impostos.

O Globo - 11/10/2011