Inadimplência do consumidor deve voltar ao usual em 2013, prevê Serasa

A inadimplência do consumidor deve retornar para a sua normalização ao longo de 2013, após apresentar altas em 2011 e 2012, aponta nesta segunda-feira (18) a Serasa Experian. O indicador de perspectiva da inadimplência do consumidor ficou estável em dezembro, em 100,1 pontos. De acordo com a Serasa, o indicador estabilizou próximo do nível 100, após uma sequência de recuos mensais. A metodologia de construção do indicador permite antever os movimentos cíclicos da inadimplência com seis meses de antecedência. “Tal normalização representa a convergência da inadimplência bancária para um patamar próximo a 7% da carteira de crédito às pessoas físicas (crédito referencial para taxa de juros), conforme apurado pelo Banco Central do Brasil”, diz a entidade. Os economistas da Serasa avaliam, em nota, que o mercado de trabalho aquecido com a maioria dos rendimentos sendo corrigidos acima da inflação, manutenção de taxas de juros em patamares mais baixos e maior rigor na concessão de crédito por parte do sistema financeiro tendem a configurar um cenário mais favorável para a inadimplência dos consumidores em 2013. Empresas Para as empresas, o indicador registrou queda de 0,8% em dezembro com relação a novembro, situando-se em 94 pontos. A continuidade de reduções graduais do indicador aponta para a melhora dos níveis de inadimplência das empresas ao longo do ano de 2013, avalia a Serasa. “A convergência para a normalidade da inadimplência dos consumidores, a aceleração do crescimento econômico e a predominância de taxas de juros mais baixas no médio prazo contribuem para a redução da inadimplência das empresas”, observam os economistas da Serasa Experian, na nota.