Informações sobre o Arla32 aos Proprietários de Postos de Combustíveis

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Embora todos (ou quase todos) os proprietários de postos tenham ciência sobre o que seja o Arla32, muitos não conhecem seus detalhes e precisam de informações acerca deste produto, principalmente quanto a sua “repercussão” no dia a dia do proprietário de um veículo à Diesel (seu cliente).

Em resumo, o Arla32 é um reagente à base de Ureia (32,5% de ureia técnica dissolvidos em água desmineralizada), armazenado em um tanque específico do veículo (sempre com uma tampa azul), que realiza uma reação química no Catalisador eliminando os NOx (Óxidos Nitrosos) e transformando-os em Água e Nitrogênio.

O Arla32 é um produto de consumo obrigatório aos caminhões Euro5 com tecnologia SCR (Sistema de Redução Catalítica).

Ao contrário do que se ouve falar, o produto não é um aditivo e nunca será. Portanto, não pode ser misturado ao Diesel S-50. Ele tem destinação completamente diferente na medida em que é “borrifado” direto no catalisador.

Neste artigo vamos destacar o CATALISADOR do veículo Euro5.

Poucos sabem, e é por isso que esse artigo foi publicado, que o catalisador dos veículos Euro5 é extremamente sensível e se danifica com muita facilidade.

Por ter em sua composição tecnologia de última geração (sistemas eletrônicos para medição de gases, componentes internos, sistema de injeção do líquido etc), tem um custo elevadíssimo de reposição, custando entre R$ 10.000,00 e 30.000,00 cada um.

Essa informação a indústria de veículos pesados tem deixado em segundo plano – obviamente, para não impactar ainda mais nas vendas de seus veículos!!!

Tanto o proprietário de um veículo Euro5 SCR quanto um revendedor do Arla32 tem que ter ciência disso.

Além do custo elevado do catalisador, todos precisam saber o que pode danificá-lo: o não uso do Diesel S50 e o uso do Arla32 contaminado.

Em ambos os casos, a eletrônica do veículo apontará tais causas e não haverá garantia de fábrica para a troca.

1)  Diesel: O Diesel S50 tem o teor de enxofre reduzido (50 ppm), ao contrário do S1800 e do S500 (1800 e 500 ppm respectivamente). A integridade do catalisador depende de baixos teores de enxofre no sistema de escape. Altos teores podem causar danos que serão apontados no sistema eletrônico.

2)  Arla32: Esse produto é volátil, tendo sua concentração reduzida no caso de contato com o ar, adição de água e em altas temperaturas – nesses casos o que ocorre é o aumento do consumo. No caso de contaminação por outros produtos ou partículas, o que pode ocorrer é a danificação do sistema catalítico (que também poderá ser apontado na eletrônica);

Tais informações são de extrema relevância ao proprietário de um Posto de Combustível, já que o orientam a comercializar produtos com selo do Inmetro, de procedência confiável, em embalagens lacradas e armazenados de maneira correta. Caso contrário, poderá o posto ser responsabilizado pelo seu cliente por eventual dano causado ao sistema catalítico.

Nos dias de hoje essas informações podem parecer “apocalípticas”, mas no decorrer do tempo, na prática e sofrendo as consequências, os proprietários de veículos Euro5 serão obrigados a encarar essas dificuldades e reconhecerão os fornecedores que respeitam a maneira correta de lidar com o Arla32.

André Rodrigues Sócio da Solupetro Soluções em Arla32 Ltda www.solupetro.com.br @arla32brasil solupetro@solupetro.com.br