Itaú e CNI revisam para baixo crescimento do PIB deste ano

Diante de um cenário de incertezas na economia, duas instituições revisaram para baixo, ontem, as previsões de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos no país) em 2013. Antes prevendo PIB de 3,2%, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) agora espera crescimento de apenas 2%. Já o Itaú, em seu relatório sobre o panorama econômico, alterou a projeção de 2,4% para 2,3%, com baixa probabilidade de recuperação no ano que vem: para 2014, a instituição passou a estimar crescimento de 2,2%, contra 2,8% previstos antes.

Para a CNI, há sinais de “deterioração” na economia que ameaçam o crescimento. Após o IBGE divulgar queda de 2% na produção industrial em maio, a confederação informou que espera PIB industrial de apenas 1%, ante 2,6% das estimativas anteriores. A perspectiva para consumo das famílias também foi rebaixada, passando de 3,5% para 2,3%. A entidade aponta, porém, crescimento da formação bruta de capital fixo (indicador de investimentos) de 5,1%, ante projeção anterior de 4%.

“A economia encontra dificuldades para superar o baixo crescimento. Os fundamentos econômicos mostram deterioração: inflação, elevado déficit em conta corrente e piora das contas fiscais”, analisou a CNI no documento.

PROTESTOS TERÃO IMPACTO

O Itaú estima que os protestos que levaram milhões às ruas terão impactos na economia, a curto e médio prazo. O banco também apontou o enfraquecimento do real frente ao dólar como fator preocupante. Segundo o relatório, a moeda brasileira se desvalorizou quase 11% desde meados de maio. No mesmo período, divisas de países como Chile, África do Sul, México e Austrália perderam de 5% a 8%. A instituição calcula que o dólar encerre 2013 cotado a R$ 2,18 (antes, a expectativa era de R$ 2,07). A mesma cotação deve ser mantida em 2014, pelas estimativas do banco. A CNI também prevê o dólar cotado a R$ 2,18 em 2013, porém destaca que o cenário pode ser favorável ao setor, mas os efeitos ainda vão demorar a aparecer, devido à oscilação do câmbio.

Com o real mais fraco, a previsão de a inflação terminar 2013 mais próxima ao teto da meta, de 6,5%, ganhou força. Segundo o Itaú, o índice deve encerrar 2013 em 6,1%, estimativa superior aos 5,8% previstos antes. A CNI também aumentou sua projeção de inflação para 6%, ante estimativa anterior de 5,7%.

O Globo