Mais dois postos vão operar com GNV no primeiro semestre

Por
Sindipetróleo
em
Posto Emboava, na Miguel Sutil, em Cuiabá
Posto Emboava, na Miguel Sutil em Cuiabá

Os motoristas da Grande Cuiabá passarão a contar com mais dois postos operando com Gás Natural Veicular (GNV), ampliando a oferta até o final do primeiro semestre. No total, serão seis postos comercializando o combustível. 

O atendimento será iniciado no Posto Emboava, na Avenida Miguel Sutil, no Bairro Alvorada. Na sequência, será o Fort Atacadista Posto, na Avenida Fernando Corrêa, anexo ao Fort Atacadista Coxipó, no bairro Vista Alegre. Ambos em Cuiabá.  

O Emboava está com dois dispensers, equipamento equivalente à bomba abastecedora, sendo quatro bicos. Ou seja, quatro carros serão atendidos ao mesmo tempo. Já o Fort finaliza as instalações para três dispensers que atenderão até seis veículos.

A iniciativa dos empresários visa garantir que o gás natural veicular beneficie uma parcela cada vez maior da população, acelerando o atendimento e reduzindo as filas.

De acordo com João Marcelo Borges, do Posto Emboava, é mais uma alternativa de abastecimento para os usuários. “Estamos investindo em equipamentos para garantir um atendimento com mais qualidade e mais segurança. Novos postos garantem economia no bolso dos taxistas, frotistas e motoristas de aplicativos”, destaca.

O GNV tem uma economia em relação aos combustíveis líquidos que é de 40% em relação ao etanol e de até 60% na comparação com a gasolina. Com a constante alta dos combustíveis no mundo, a diferença é extremamente significativa e garante melhor renda a quem trabalha com o transporte de passageiros.

A expansão da oferta de GNV é muito esperada e, pelo interesse dos revendedores, já teria ocorrido não fosse a dificuldade de produção de equipamentos e de mão de obra para instalação e manutenção. A mão de obra é especializada e vem dos grandes centros no Brasil.

Fort Atacadista Posto, na Fernando Corrêa
Fort Atacadista Posto, na Fernando Corrêa

O Fort Atadista Posto estudou o mercado de gás até encontrar o fornecedor adequado para instalações seguras, seguindo as normas regulamentadoras. Teve um incremento de 90% no tamanho da equipe. Os colaboradores foram treinados para atender a demanda esperada e com segurança.

Somente o Fort Atacadista Posto espera comercializar 300 mil m³/mês, atendendo cerca de 800 veículos por dia. Nesse posto, para a instalação dos três dispensers e demais equipamentos, o investimento alcança R$ 2,5 milhões. O Posto Emboava ainda precisa definir se locará ou comprará mais equipamentos e ainda fecha o orçamento.

VANTAGENS

Além de oferecer vantagem no custo por quilômetro rodado, o GNV ajuda na redução de resíduos de carbono nas partes internas do motor, aumentando a vida útil e o intervalo de trocas de óleo. Também, devido à baixa emissão de nitrogênio, dióxido de carbono e enxofre, contribui para a melhoria do ar.

VOLUME CONSUMIDO EM MT

Atualmente, Mato Grosso consome pouco mais de 950 mil m³ através dos postos. Para as indústrias são destinados 110 mil m³. A distribuição e o transporte são feitos através da GNC Brasil. A empresa informou ao Sindipetróleo que está preparada para atender o dobro do atual consumo, ou seja, atender até mais quatro postos. Destacou que haverá mais postos conforme o crescimento da demanda e que, se ocorrerem filas, será por conta de problemas pontuais, como manutenção de equipamentos. A GNC também informou que está adquirindo mais veículos para o transporte do gás.

Simone Alves
Ass. de Imprensa 
Sindipetróleo