Marcas próprias crescem nas lojas de conveniência

As lojas de conveniência são a sexta opção de alimentação fora do lar, com 22% de preferência dos brasileiros, segundo dados da entidade do setor. Uma pesquisa do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) aponta que 47% do público que opta por comprar nessas lojas faz isso a pé e tem como objetivo consumir alimentos e outros produtos, como jornais, revistas, além de recarregar aparelhos celulares.   No País hoje existem 6.904 postos de combustível com lojas, 32% delas só em São Paulo. Rubens Slaviski, diretor de Negócios da feira Expostos & Conveniência diz que, apesar de os preços serem mais salgados nesse tipo de loja, a praticidade acaba sendo um diferencial, o que aumenta a disponibilidade do consumidor em pagar valores mais altos.   Além de vender produtos de diferentes fabricantes, o investimento em marcas próprias tem sido o foco das bandeiras de conveniência. A Ipiranga, dona da marca am/pm, com 1.377 unidades em mais de 420 municípios, acaba de lançar novos sabores do energético da marca própria, chamado Mood, nas versões Lime e Green Apple. A empresa tem também snacks, sanduíches, pizzas e água de coco verde com sua marca. Agora, a grande aposta da rede está na rede de padarias, também de marca própria, que reúne 170 itens de alimentação.   Segundo Jeronimo dos Santos, diretor de Varejo e Marketing da Ipiranga, as padarias trazem um novo perfil de consumidores para as lojas e ajudam a gerar maior fluxo de clientes. A ideia é expandir o serviço, mas a rede não detalha o número de lojas que terão padarias.   A Raízen, que tem a bandeira de postos de combustíveis Shell que, por sua vez, abriga as lojas de conveniência Select, resolveu ir além lanchinhos e agora investe na oferta de pratos prontos.   “Estamos investindo em refeições marca própria Select que unam praticidade à alta qualidade da gastronomia. Queremos oferecer uma oportunidade de combinação de refeições para todos os dias da semana. Além disso, continuaremos a expandir a implementação do conceito de café gourmet em nossas lojas”, acrescenta Natália Cid, gerente nacional de Conveniência da Raízen.   Natália afirma que o que era apenas uma estratégia para ampliar o tráfego nos postos, turbinando a venda de combustíveis, atualmente se constitui em uma unidade independente de negócio. A Raízen tem atualmente 800 lojas Select e quer chegar a 1.500 em 2015.   Fonte: Brasil Econômico