Mistura de etanol na gasolina cai para 20% a partir de outubro

em

A partir do dia 1º de outubro, o percentual de álcool anidro que é misturado à gasolina vai cair de 25% para 20%. O anúncio foi feito pelo Ministério de Minas e Energia nesta segunda-feira (29). Segundo o governo, a medida é uma tentativa de aumentar a oferta de etanol no mercado e também de evitar novos reajustes nos preços dos combustíveis.

A nova mistura será mantida enquanto for considerada necessária pelo governo para evitar escassez do etanol no mercado.

Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de Mato Grosso (Sindipetróleo), Aldo Locatelli  avalia que a medida soa positiva para o setor, já que significa mais produto no mercado. Mas ele pondera que os reflexos da ação do governo somente serão sentidos e vistos no preço ao consumidor final em outubro. “Somente em outubro saberemos se essa medida vai reduzir os preços do etanol hidratado e até mesmo da gasolina nas bombas. Se as usinas e distribuidoras reduzirem os preços, os postos possuem o compromisso de repassarem a redução”, disse Locatelli.

No ano passado, o governo reduziu o percentual da mistura de 25% para 20% por três meses, por causa do aumento do preço do etanol combustível aos consumidores e de problemas de abastecimento em alguns estados. Segundo o Ministério da Agricultura, o corte representou cerca de 100 milhões de litros de etanol a mais disponíveis no mercado por mês.

Outras medidas

O ministério da Fazenda deve anunciar nos próximos dias medidas de favorecimento do setor produtivo. Recentemente, o governo disse que vai financiar a produção e o armazenamento de etanol e o aporte de recursos para a Petrobras Biocombustível.

Simone Alves - Sindipetróleo