NOTA: REAJUSTE NO PREÇO DO BIODIESEL

O Sindipetróleo informa sobre alterações no preço do biodiesel negociado no 27º Leilão do produto, cuja demanda irá suprir o mercado no quarto trimestre de 2012.

Na última edição do leilão, que é realizado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), o litro do combustível saiu, em média, por R$ 2,734 (inclui os tributos federais Pis/Pasep e Cofins). No trimestre de julho a setembro, o valor do litro do biodiesel foi de R$ 2,55, segundo dados do Ministério de Minas e Energia. Todo diesel rodoviário no Brasil precisa obrigatoriamente conter 5% de biodiesel, o chamado B5. Por meio de leilões trimestrais conduzidos pela ANP, a Petrobras compra o biodiesel das usinas produtoras e o revende às distribuidoras, responsáveis pela mistura do biocombustível ao diesel mineral, para fornecimento aos postos revendedores.

O Sindicato ressalta que o mercado é livre e competitivo em todos os segmentos, cabendo a cada distribuidora e posto revendedor decidir se irá repassar ou não ao consumidor os maiores preços, bem como em qual percentual, de acordo com suas estruturas de custo e de forma a remunerar adequadamente seus investimentos.

O Sindipetróleo considera imprescindível manter a revenda e a sociedade informada sobre as variações expressivas nos valores dos combustíveis para que os postos, face mais visível da cadeia, não sejam responsabilizados, injustamente, por alterações ocorridas em outras etapas de comercialização.

Simone Alves, da Ass. de Imprensa do Sindipetróleo com informações da Fecombustíveis