Palavra do presidente Ed. 80

Novos tempos, adaptação já. Há tempos não experimentávamos uma queda nas vendas de óleo diesel. Expoente produtor agrícola, com crescentes recordes de consumo deste produto, as vendas em Mato Grosso foram “salvas” pelo etanol, uma vez que óleo diesel e gasolina perderam volume no comparativo do primeiro quadrimestre 2015/2014. Não bastassem os aumentos de preços aplicados pelo Governo Federal, nosso Estado também cobrou sua fatura corrigindo as bases de cálculo de ICMS, forçando os postos a repassarem as diferenças para as bombas. E ainda tivemos a greve de caminhoneiros e a queda nas exportações de grãos (-36%). Com queda nas vendas de veículos e máquinas, preço de comodites agrícolas caindo, desemprego aumentando e juros e inflação subindo, temos um momento econômico em que o consumidor brasileiro se mostra mais cauteloso, para não dizer receoso, em suas compras e procura produtos mais vantajosos. Há uma boa parcela de consumidores com o orçamento doméstico comprometido. E talvez o consumidor fique assim, mais contido, não apenas por meses, mas por anos. Novos tempos, temos que nos adaptar. Já comentamos aqui e, agora, mais do que nunca, a atenção aos custos passa a ser crucial para a manutenção do negócio. Porém, apenas o controle financeiro não basta. É imprescindível buscar a excelência na prestação dos serviços e criar alternativas para se obter outras receitas, explorando ao máximo a capacidade de cada empreendimento. Eis um desafio a ser superado. O empresário precisa acelerar suas vendas, complementá-las com outros serviços, atender muito bem e ainda manter uma estrutura renovada, inovada, em sintonia com novas tecnologias. Por exemplo, ter acesso à internet via wifi ou criar página na internet é exigência do consumidor atual. É preciso fazer algo mais do que simplesmente colocar seus produtos e serviços nas vitrines ou promoções. Devemos descobrir o que pode agradar e atrair nosso público alvo.