Petrobras anuncia novo teste voltado para combustíveis sustentáveis; veja os detalhes

O Estado de São Paulo

A Petrobras anunciou hoje que a Refinaria de Petróleo Riograndense (RPR), localizada em Rio Grande (RS), processou, pela primeira vez, 100% de óleo de soja em uma unidade de refino industrial. O teste, realizado entre o fim de outubro e o início de novembro, inaugura, segundo a companhia, uma nova fronteira global para o biorrefino.

Segundo a empresa, a RPR está se preparando para a produção de insumos petroquímicos e combustíveis renováveis, como GLP, combustíveis marítimos, propeno e bioaromáticos (BTX – benzeno, tolueno e xileno), que são essenciais para indústrias como a de borracha sintética, nylon e PVC.

Uma fala de Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, é destacada no comunicado. Segundo o executivo, a transição energética é irreversível para a empresa. Ele ressaltou que estão sendo produzidos derivados típicos de petróleo a partir de óleo vegetal, “uma combinação de inovação e transição energética que beneficia o Brasil e posiciona a Petrobras como líder em transformações técnicas, econômicas e sociais com impacto global”.

Na terça (8), as ações preferenciais da Petrobras (PETR4) recuaram 1,66%, cotadas a R$ 34,92. Os contratos futuros de petróleo foram pressionados para baixo devido a dados de exportação da China. As exportações da segunda maior economia do mundo caíram 6,4% em outubro, na comparação com o mesmo mês de 2022.

Autor/Veículo: O Estado de São Paulo