Petrobras aumenta preços do diesel e da gasolina

Por
Reuters
em

A Petrobras decidiu nesta segunda-feira aumentar o preço médio do diesel nas refinarias em 2,7 por cento e elevar o da gasolina em 1,8 por cento, a partir de terça-feira, além de reduzir o valor do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) destinado ao uso industrial e comercial, informou a petroleira.

A empresa não detalhou os motivos para o movimento da gasolina e do diesel. O ajuste é o primeiro após a revisão feita em sua política de preços para ambos os combustíveis na semana passada, que busca aumentar a frequência de reajustes em uma tentativa de retomar participação de mercado.

Na sexta-feira, a Petrobras anunciou que daria certa liberdade para que a área de marketing e comercialização da empresa reajustasse as cotações na refinaria de forma mais frequente, inclusive diariamente.

A partir da nova orientação, que teve início nesta segunda-feira, a área técnica de marketing e comercialização da Petrobras poderá realizar ajustes sempre que achar necessário, dentro de uma faixa determinada por diretores --a orientação anterior era de reajuste ao menos uma vez por mês.

A mudança foi implementada após a empresa avaliar que os ajustes que vinham sendo praticados, desde o lançamento da nova política, em outubro de 2016, não estavam sendo suficientes para acompanhar a volatilidade crescente da taxa de câmbio e das cotações de petróleo e derivados.

Essa avaliação foi feita em meio a uma perda de participação de mercado de combustíveis pela Petrobras.

Reuters