Petrobras Distribuidora fecha parceria para gestão das operações com cartões de crédito

A Petrobras Distribuidora é uma das primeiras empresas no Brasil e a pioneira no segmento de distribuição de combustíveis a implementar um sistema de gestão própria da rede de adquirência de cartões de crédito. Cerca de 65 postos da rede já estão operando com as máquinas de cartões de crédito (POS) da Petrobras na cidade do Rio de Janeiro. Nos próximos dias, postos em São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e interior do Rio de Janeiro também vão aderir ao novo sistema. Até novembro, postos da rede em todo o Brasil poderão participar.

Com a parceria firmada entre a Petrobras Distribuidora, CTF, Cielo e First Data, revendedores Petrobras participantes do programa de marketing da distribuidora – aproximadamente 7 mil postos em todo o Brasil – contarão com taxas diferenciadas para as operações realizadas por meio de cartões de crédito e débito.

Toda vez que um consumidor realiza uma compra com esses cartões, o posto paga taxas para as empresas adquirentes, aquelas que operam a transação. Com a entrada da rede de adquirência da BR, os postos Petrobras terão uma redução nas taxas médias que incidem sobre essas compras.

Os revendedores também receberão duas máquinas (POS) por posto, sem custo de aluguel. Atualmente cada posto paga, em geral, R$ 270 por mês com aluguel, considerando dois equipamentos. Além disso, como os recebimentos das compras em cartão ocorrem em 30 dias, os revendedores também poderão negociar diretamente com a BR desconto na taxa de antecipação, quando quiserem receber antes do vencimento.

“Essa parceria representa um diferencial competitivo para os revendedores da BR, que contarão com taxas menores nas operações com cartão de crédito e débito. Esse desconto faz a diferença, principalmente para o pequeno revendedor, que não tinha poder de barganha para negociar taxas melhores junto às empresas adquirentes”, explica o presidente José Lima de Andrade Neto.

As máquinas com a marca Petrobras aceitarão todas as bandeiras de cartões de crédito e débito. Até o final do ano também está prevista a incorporação da rede de revendedores da Liquigás.

Fidelidade e Ações de Marketing – A parceria para gestão das operações com cartões de crédito e débito faz parte de um projeto maior, que inclui também o programa de fidelidade (PREMMIA) e outras ações de marketing da Petrobras Distribuidora, que passarão a ser realizadas em um mesmo equipamento de POS. Com isso, a empresa passa a ter um processo integrado, proporcionando maior comodidade para o consumidor. As campanhas promocionais serão simplificadas, eliminando o uso de cupons.

Blog Fatos e Dados - Petrobras