Petrobras reajusta GLP

A Petrobras reajustou nas refinarias, em 15% na média, os preços do gás liquefeito de petróleo (GLP) a granel. Responsável por 29% dos volumes de vendas do gás liquefeito de petróleo no Brasil, o negócio de GLP a granel caracteriza-se pela distribuição por meio de caminhões-tanque e abastece, sobretudo, indústrias e comércio, além de condomínios residenciais. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás), Sergio Bandeira de Mello, a estatal comunicou as distribuidoras na sexta-feira sobre o reajuste, válido desde sábado. Em São Paulo, o aumento foi de 18%.

Disputa com o GN

As distribuidoras já estão comunicando seus clientes sobre o reajuste. “Nas próximas três semanas o mercado deve procurar um ponto de equilíbrio”, disse Mello. Aplicado num momento de queda dos preços do barril do petróleo no mercado internacional, o reajuste pegou distribuidoras e consumidores de surpresa. Com o reajuste, cai a vantagem competitiva do GLP com o gás natural (GN), seu principal concorrente na indústria. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), a defasagem dos preços do gás natural para o GLP deve cair para 5%, se o reajuste for integralmente repassado para o consumidor.

Valor Econômico (Curtas)