Petroleiros podem entrar em greve no dia 19

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus 12 sindicatos filiados vão realizar no dia 11 um seminário para traçar estratégias de controle e parada de produção nas unidades da Petrobras.

Em nota, a FUP informou que os sindicatos iniciam um calendário de assembleias nas bases operacionais e administrativas para que os petroleiros se posicionem sobre a decretação de estado de greve e a realização de uma mobilização nacional no dia 19.

A FUP informou que, após três rodadas de negociação com a Petrobras, desde 19 de setembro, os petroleiros ainda não receberam uma contraproposta da empresa.

“A pauta da categoria foi apresentada no dia primeiro de setembro e até agora a Petrobras só concordou em antecipar a inflação dos últimos 12 meses (7,23%)”, diz a nota da FUP, acrescentando que os trabalhadores reivindicam 10% de ganho real, condições dignas de saúde e segurança, aumento de efetivos, melhoria nos benefícios, igualdade de direitos para combater a precarização do trabalho terceirizado e fim das práticas antissindicais.

Valor Econômico