Peugeot-Citroën vai investir R$ 2,3 bi em fábrica no Sul Fluminense até 2015

O Estado do Rio receberá mais uma leva de investimentos bilionários nos próximos quatro anos. A Peugeot-Citroën anunciou ontem que, para dobrar a produção de veículos no Brasil, vai investir R$ 2,3 bilhões entre 2012 e 2015 na fábrica de Porto Real, no Sul Fluminense. A montadora estima que serão criados 1.700 novos empregos com a ampliação da planta, sua única no país, e o desenvolvimento de novos modelos e motores das duas marcas, aumentando o quadro da empresa para sete mil trabalhadores.

O anúncio foi feito ontem pelo presidente do grupo francês no país, Carlos Gomes, durante audiência com a presidente Dilma Rousseff, da qual participaram o governador do Rio, Sérgio Cabral, e o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel. Só no último mês, o Sul Fluminense foi alvo de R$ 5,9 bilhões em investimentos do setor automotivo e metal-mecânico.

Plano inclui expansão de concessionárias

O desembolso anual será de R$ 575 milhões, segundo o novo plano de negócios. Trata-se de praticamente o mesmo volume de recursos aplicada na construção da fábrica de Porto Real.

A produção da empresa passará dos atuais 150 mil veículos por ano a 300 mil, enquanto a de motores, que é de 280 mil, atingirá 400 mil unidades, disse Gomes. Em 2010, as vendas da Peugeot-Citroën chegaram a 135 mil veículos. A francesa é a quinta montadora no ranking do mercado brasileiro.

O plano de investimentos inclui uma expansão grande da sua rede de concessionárias. Das atuais 320 lojas, a empresa pretende saltar para 480 em 2015.

— Vamos exportar US$ 400 milhões este ano. O compromisso do grupo no país é de longo prazo — garantiu Gomes.

O ministro Pimentel comemorou os investimentos e disse que eles demonstram que a política do governo está tendo sucesso, porque novas empresas estão se instalando no país ou expandindo suas fábricas. Ele lembrou que a Peugeot está presente no Brasil há dez anos como indústria e há mais de 20 como marca:

— É seguramente o maior investimento que a Peugeot está fazendo no mundo, escolhendo o Brasil como mercado estratégico.

Para o ministro, o grupo francês aporta muita tecnologia aos seus produtos. Ele disse que isto é o que mais interessa ao Brasil. Cabral comemorou:

— O Rio de Janeiro, com os investimentos da Nissan, da MAN e agora da Peugeot-Citroën, se consolida como segundo polo automotivo do país.

A MAN anunciou na semana passada investimentos de mais de R$ 1 bilhão em Resende, no Sul Fluminense. No mês passado, a Nissan anunciou a construção de fábrica, de R$ 2,6 bilhões, também em Resende.

O Globo